Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Número de mulheres motociclistas no País cresce 65% e chega a 10 milhões
Publicado 23/03/2025 • 17:30 | Atualizado há 9 meses
De Labubus a Jellycats: o que explica a obsessão da Geração Z por bichinhos de pelúcia?
Mercado de wellness em alta: por que suplementos de bem-estar ganham força nas festas de fim de ano
Empresas sentem impacto de novas exigências no visto H-1B para profissionais estrangeiros
Com troféus, ativações e um Cadillac gigante, por que a LEGO está dobrando a aposta na Fórmula 1
Trump autoriza desconto direto em salário de quem deve empréstimo estudantil; entenda
Publicado 23/03/2025 • 17:30 | Atualizado há 9 meses
O número de mulheres motociclistas no Brasil cresce ano a ano. Atualmente, de acordo com dados da Senatran (Secretaria Nacional do Trânsito), 10.025.081 pessoas do gênero feminino possuem habilitação na categoria A. Há dez anos, as motociclistas brasileiras eram 6.045.589. Ou seja, crescimento de 65,8% em uma década. Com esse tipo de CNH, pode-se conduzir veículos de duas ou três rodas, com mais do que 50 cilindradas.
Apesar dessa alta significativa, as mulheres ainda são minoria e representam 24,9% dos motociclistas no País. Entretanto, esse porcentual era de apenas 21,4% em 2015.
Atualmente, há 30.164.277 homens habilitados na categoria A. No mesmo período, desde 2015, houve aumento de 36,2% no número de homens motociclistas no Brasil.
Recém-habilitada, a programadora Darlene Gonzaga, 37 anos, natural de Ribeirão Pires, representa a faixa etária com o maior número de habilitações. As mulheres entre 31 e 40 anos somam 3,5 milhões e representam cerca de 35% das motociclistas brasileiras

Embora tenha sido aprovada no exame, Darlene procurou um curso para se aperfeiçoar. “Pilotar uma moto sempre foi um sonho, mas é preciso estar muito bem preparada. Penso em mim e nos outros também. Segurança é fundamental”, diz ela, que fez um curso de pilotagem defensiva.
Ciclista há muitos anos, a enfermeira Gilmara Lima, 31 anos, hoje divide a paixão pela bicicleta com a motocicleta. “Pedalo desde criança, mas sempre sonhei em ter uma moto”, diz a moradora de Praia Grande, litoral paulista.
Atualmente, Gilmara anda de moto diariamente, assim como a maioria das motociclistas brasileiras. Pesquisa da Suhai Seguradora, em parceria com a Scopo Consumer Insights, que ouviu 2.410 mulheres de 18 a 65 anos em todo o País, revelou que 56% das mulheres usam suas motos todos os dias.
A enfermeira usa a moto para os deslocamentos de casa para o trabalho e academia, enquanto a bicicleta é usada em passeios na orla com o marido André, no final da tarde. “Pedalar é um hábito saudável, que traz benefícios para o corpo e para a mente”, diz.
Embora o principal motivo para andar de moto apontado pelas mulheres brasileiras seja o deslocamento (53%), muitas pilotam por lazer (38%). Caso da maranhense, promotora de vendas, Marinilde Gonzaga, 45 anos. Ela aprendeu a pilotar motos com o marido. Mas, depois de tirar a habilitação, em 2007, nunca mais quis saber da garupa.
A paixão por motos é tanta que, em 2012, fundou o moto clube “As Damas de Ferro”, em São Luís (MA), que promove ações sociais e realiza viagens. “Como dizem, quem anda de moto é muito mais feliz”, diz ela, que tem duas motocicletas na garagem.
“As mulheres respondem hoje por 31% das compras de motocicletas, de acordo com os dados de nossas associadas”, diz Marcos Bento, presidente da Abraciclo, associação que reúne as fabricantes do setor. “É um público muito importante e todas as fabricantes estão atentas para atender às suas necessidades e exigências.”
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Ações da dona da Havaianas em queda após campanha polêmica
2
Funcionários dos Correios devem rejeitar acordo e ampliar risco de greve nacional
3
Volta do Banco Master? Por que TCU questiona liquidação da instituição
4
“Marcas fortes sofrem quando não respondem rápido”: as lições da polêmica da Havaianas
5
Greve dos Correios é confirmada em 9 estados; veja onde há paralisação