CNBC
In this pool photograph distributed by the Russian state agency Sputnik, Russian President Vladimir Putin looks on as he meets with students at the Sirius Educational Center in Sochi on May 19, 2025, after a telephone conversation with US President Donald Trump. (Photo by Alexander KAZAKOV / POOL / AFP)

CNBCMercados reagem a reunião Trump-Putin; analistas observam triunfo russo

Empresas & Negócios

Uber lança selo de ‘verificado’ como medida de segurança; veja como funciona

Publicado 11/08/2025 • 21:42 | Atualizado há 3 horas

Estadão Conteúdo

KEY POINTS

  • A Uber está iniciando um novo processo de verificação para todos os usuários da plataforma no Brasil.
  • A atualização chega ao longo desta semana e conta com uma nova camada de checagem: o selo de verificação, que aparecerá no perfil dos usuários no app e para os motoristas parceiros antes de aceitarem a viagem.
Aplicativo da Uber.

Unsplash.

Aplicativo da Uber.

A Uber começou um novo processo de verificação para todos os usuários da plataforma no Brasil. A atualização será implementada ao longo desta semana e inclui uma nova camada de checagem: o selo de verificação, que aparecerá tanto no perfil dos usuários no aplicativo quanto para os motoristas parceiros antes de eles aceitarem a viagem.

Leia mais:
Por viagens mais baratas, Uber lança recursos de preço fixo e pré-pago

Com o selo no perfil, a expectativa da empresa é que os passageiros aguardem menos tempo até que um motorista aceite a viagem. O Brasil é o segundo país, depois dos Estados Unidos, a adotar essa etapa de checagem. A plataforma já oferecia recursos de verificação de usuários, como validação da conta por meio de cartão de crédito, verificação do CPF para pagamento em dinheiro e conferência de documento de identidade com selfie.

Com a atualização, o processo ganha uma nova camada, a partir do cruzamento de dados já fornecidos durante o cadastro no aplicativo — como nome e telefone — com bases confiáveis de terceiros. Essa verificação será feita automaticamente, e alguns usuários receberão o selo sem necessidade de qualquer ação adicional.

Para os usuários que não receberem o selo automaticamente, será necessário enviar uma foto de um documento de identidade e uma selfie para concluir o processo. Segundo a Uber, todos os documentos são armazenados de forma segura, com uso de criptografia, sendo utilizados exclusivamente para essa finalidade e mantidos apenas pelo tempo necessário. Quando uma viagem for solicitada por um usuário verificado, os motoristas visualizarão apenas o primeiro nome do passageiro, sua avaliação, o selo de verificação e os dados da corrida.

“Essa atualização é parte do compromisso constante e prioritário da Uber com a segurança e a experiência de todos os usuários da plataforma. Estamos sempre escutando os motoristas parceiros, testando e implementando novos recursos. O selo é um deles e será mostrado para o motorista, indicando que o usuário passou por etapas adicionais de verificação”, afirma Araceli Almeida, head de Operações de Segurança da Uber no Brasil.

A plataforma já oferece outras ferramentas de segurança, como gravação de áudio e vídeo, o U-Código (PIN informado ao motorista antes do início da viagem), bloqueio de usuários por parte dos motoristas e botão de ligação direta para a polícia. Complementando essas iniciativas, a Uber utiliza tecnologia de machine learning que, a partir da análise de dados das milhões de viagens já realizadas, identifica riscos e bloqueia corridas consideradas potencialmente mais arriscadas — a menos que o usuário forneça informações adicionais de identificação, informa a empresa.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Empresas & Negócios