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O ‘erro fatal’ que a maioria das pessoas comete ao iniciar um negócio, segundo professor de Stanford

Publicado 24/03/2025 • 16:25 | Atualizado há 1 dia

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • Muitos empreendedores cometem um erro fatal ao iniciar um novo negócio, comprometendo suas chances de sucesso antes mesmo de começar. Quem faz esse alerta é Steve Blank, professor adjunto da Universidade de Stanford, investidor e cofundador de quatro startups.
  • Segundo Blank, muitos empreendedores começam com uma ideia e só depois tentam descobrir como vendê-la, sem antes confirmar se há, de fato, demanda para aquilo.
  • A falta de atenção às necessidades do cliente pode determinar o sucesso ou o fracasso de um negócio, reforça Robert Herjavec, investidor e estrela do programa Shark Tank.

Muitos empreendedores cometem um erro fatal ao iniciar um novo negócio, comprometendo suas chances de sucesso antes mesmo de começar. Quem faz esse alerta é Steve Blank, professor adjunto da Universidade de Stanford, investidor e cofundador de quatro startups.

O erro? Não pesquisar seus clientes antes de definir o tipo de empresa que deseja criar e os produtos ou serviços que pretende oferecer.

“Já vi isso acontecer um milhão de vezes”, diz Blank, que ajudou a construir oito startups de tecnologia e escreveu quatro livros sobre empreendedorismo.

O perigo de criar antes de entender o mercado

Segundo Blank, muitos empreendedores começam com uma ideia e só depois tentam descobrir como vendê-la, sem antes confirmar se há, de fato, demanda para aquilo.

“As perguntas mais importantes são: ‘Quem são meus clientes?’ e ‘O que eles querem?’”, explica Blank, que vendeu sua última startup, a empresa de software empresarial Epiphany, por US$ 329 milhões em 2005.

Para evitar esse erro, ele orienta seus alunos a saírem do escritório ou da sala de aula e conversarem diretamente com os potenciais clientes. Esse contato inicial é essencial para validar a ideia de negócio e garantir um bom encaixe entre produto e mercado.

Essa abordagem não é exclusiva de Blank. A Administração de Pequenos Negócios dos EUA recomenda que empreendedores busquem feedback do público-alvo o quanto antes.

Ouça seu cliente – ou seu negócio pode desaparecer

A falta de atenção às necessidades do cliente pode determinar o sucesso ou o fracasso de um negócio, reforça Robert Herjavec, investidor e estrela do programa Shark Tank.

“É natural se apegar ao seu produto ou serviço, mas o sucesso depende de enxergar seu valor pelos olhos do cliente”, escreveu Herjavec em um post recente no LinkedIn.

Alberto Perlman, cofundador e CEO da Zumba Fitness, concorda. Em entrevista à CNBC Make It, ele destacou que o maior erro dos empreendedores é acreditar que sabem mais do que o próprio cliente.

“Você precisa estar sempre ouvindo – e ouvindo nas entrelinhas – o que seu cliente realmente quer”, disse Perlman.

Um erro de US$ 35 milhões

O próprio Blank viveu esse erro na prática. Em 1993, ele cofundou a Rocket Science Games, uma desenvolvedora de jogos eletrônicos. Com uma equipe de engenheiros talentosos e trailers impressionantes, a startup conquistou investidores e levantou US$ 35 milhões.

A empresa chegou até a estampar a capa da Wired, sendo apontada como a próxima grande promessa do Vale do Silício. Mas havia um problema grave: os clientes odiaram os jogos.

“Eles eram ruins”, admitiu Blank à Fast Company em 2014.

Sem vendas suficientes, a Rocket Science Games fechou as portas em 1997, tornando-se um dos grandes fracassos da indústria de tecnologia.

Se tivesse seguido o próprio conselho e testado a aceitação do público antes de investir tanto dinheiro e esforço, Blank acredita que teria evitado essa falha ou mudado completamente a trajetória da empresa.

“O que me matou foi o excesso de confiança”, afirma Blank. E finaliza com um aviso direto para empreendedores: “Não acredite no seu próprio discurso. É muito fácil se convencer da sua paixão e visão.”

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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

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