Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
IR 2026: Lucros e dividendos terão imposto de 10%? Entenda a nova regra
Publicado 24/03/2026 • 17:00 | Atualizado há 7 meses
Google suspende obras de data centers na Finlândia em meio a plano de US$ 15 bilhões
Rubio diz que Teerã perdeu “múltiplas” oportunidades de acordo nuclear em meio a impasse com Irã
Taxas de hipotecas atingem maior nível em quase 3 anos e demanda continua a cair
Assistente Muse, da Meta, lidera downloads; mas app precisa virar hábito
Ações da SpaceX voltam a disparar, mas desta vez há uma diferença importante
Publicado 24/03/2026 • 17:00 | Atualizado há 7 meses
KEY POINTS
Foto: Marcelo Casal Jr. / Agência Brasil
Na última segunda-feira (23), começou às 08h o prazo de entrega das declarações do Imposto de Renda (IR) 2026. Neste ano, conforme anunciou a Receita Federal, em dezembro de 2025, lucros e dividendos podem ser tributados em 10%. Contudo, a regra não é geral e envolve condições específicas.
A tributação é válida desde 1 de janeiro de 2026. Desde então, lucros e dividendos distribuídos a pessoas físicas residentes no Brasil passam a ter retenção de 10% na fonte, mas apenas em um cenário específico:
Ou seja, não se trata de uma tributação ampla sobre todos os dividendos. A nova regra se aplica apenas a rendimentos elevados e concentrados em uma única fonte pagadora.
Ademais, a retenção deverá ser feita diretamente pela empresa responsável pelo pagamento – inclusive no caso de companhias optantes pelo Simples Nacional.
Leia também: Imposto de Renda: tudo que você precisa saber sobre as regras da Receita para 2026
Siga o Times | CNBC no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo.
Siga o Times | CNBCDe acordo com a Receita Federal, não haverá cobrança sobre valores referentes a lucros apurados até 2025, desde que a distribuição tenha sido aprovada até 31 de dezembro daquele ano e siga as regras legais.
Na prática, rendimentos vinculados a resultados anteriores não serão afetados pela nova tributação, mesmo em caso de pagamento posterior.
Leia também: IR 2026: série com 22 episódios promete tirar dúvidas e evitar erros na declaração
Além da retenção mensal, o governo também prevê uma tributação anual para altas rendas. Entretanto, essa etapa ainda não está detalhada. Segundo a Receita Federal, as regras serão definidas posteriormente e só devem impactar a Declaração de Ajuste Anual de 2027, referente ao ano-calendário de 2026.
Em geral, essas mudanças buscam aliviar as distorções tributárias. Junto a isso, segundo o órgão, além de alinhar a tributação às alterações legislativas recentes e aumentar a segurança jurídica, também ajuda a reduzir disputas tributárias.
Mesmo assim, para a maioria dos contribuintes, a nova regra sobre lucros e dividendos não deve ter impacto direto. Isso porque a tributação de 10% mira uma parcela mais restrita de pessoas físicas com rendimentos elevados e recorrentes acima de R$ 50 mil mensais por empresa.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Zapping | Novos Streamings
Maiores Audiências
1
Lotofácil: concurso 3.798 tem prêmio de R$ 5 milhões; confira o resultado
2
DECISÃO 2026: Caiado anuncia apoio a Flávio Bolsonaro no segundo turno da eleição presidencial
3
CEO da Nokia afirma que data centers seriam construídos “duas vezes mais rápido” sem restrições de fornecimento
4
Casas Bahia corta estoque em 40% e reduz quadro em 4,6 mil pessoas
5
Microsoft garante exclusividade de streaming de GTA 6 no lançamento pelo Xbox Cloud Gaming