Executivos da Salesforce e American Express dão dicas de como se adaptar em um novo emprego
Publicado 13/11/2024 • 10:11 | Atualizado há 4 meses
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Publicado 13/11/2024 • 10:11 | Atualizado há 4 meses
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Imagem de duas pessoas apertando as mãos
Reprodução Pexels
As primeiras semanas em um novo emprego podem definir o tom de como será a vida profissional do trabalhador na empresa. Quem afirma é Lori Castillo Martinez, vice-presidente executiva de talento, crescimento e desenvolvimento da Salesforce, em entrevista à CNBC Make It.
Algumas organizações oferecem bons programas de integração para os novos funcionários, mas não todas. Cabe ao profissional tomar as rédeas de seu próprio processo de adaptação e criar estratégias para prosperar no novo ambiente.
Castillo Martinez afirma que sua meta na Salesforce, que possui mais de 70 mil funcionários, é ajudar os novos contratados a se integrarem rapidamente e de forma eficaz à cultura da empresa. As estratégias que ela sugere podem ser aplicadas em qualquer organização.
Os novos funcionários devem começar a pensar sobre o que significa ter um bom desempenho na nova empresa desde o primeiro dia, diz Sonia Cargan, diretora de talentos da American Express. Cargan afirma que isso começa com a compreensão das especificidades do trabalho da nova equipe e da organização.
Ela sugere que os novos colaboradores façam perguntas ao seu gestor, como por exemplo: de que modo a equipe prefere se comunicar? Como é trabalhar nesta equipe?
Castillo Martinez, da Salesforce, afirma que é importante perguntar quando as reuniões de equipe ocorrem e quais sistemas internos são mais importantes para se familiarizar.
A partir daí, diz Cargan, “é um trabalho de construção”. Comece a observar, fazer perguntas, identificar pessoas com quem se conectar e agendar encontros para um café.
Ela menciona que os novos colaboradores que mais se destacam são os que se dedicam à construção de relacionamentos.
Os relacionamentos não precisam se limitar a gerentes ou pessoas em posições mais altas. Na Salesforce, os novos funcionários são conectados a um “guia informal”, alguém que não faz parte da equipe, mas que ocupa um papel adjacente, que pode responder a perguntas dos novos colaboradores.
É importante entender a empresa em que você entrou, diz Castillo Martinez. Começar um novo emprego é “quase a única oportunidade em que você realmente pode olhar tudo com olhos renovados e identificar seu propósito, quem você quer ser e como deseja se apresentar,” afirma Castillo Martinez.
Os novos funcionários bem-sucedidos geralmente se empenham para entender o contexto da organização e como suas habilidades e experiências podem agregar valor, afirma Cargan.
No fim das contas, o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. Castillo Martinez encoraja os novos contratados a permanecerem curiosos e abertos a experimentar diferentes abordagens.
“Como novo funcionário, você tem a oportunidade de tornar a experiência sua,” diz Castillo Martinez, da Salesforce. “Vale a pena experimentar e ser curioso, aproveitando a oportunidade para identificar seu propósito e decidir qual tipo de impacto você deseja ter como novo colaborador”.
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