Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Netanyahu envia diretor de inteligência ao Catar para negociar cessar-fogo em Gaza
Publicado 11/01/2025 • 17:27 | Atualizado há 5 meses
Por que Irã não bloqueará a artéria petrolífera do Estreito de Ormuz, mesmo com guerra com Israel se aproximando
Meta está investindo R$ 68,3 bilhões na Scale AI, diz CEO da startup
Preços do petróleo sobem mais de 8% após ataques israelenses
Ministro da Defesa de Israel anuncia ‘situação especial’ após ataque israelense ao Irã
Quem se beneficia do projeto de lei “grande e bonito” de Trump depende em grande parte da renda. Crianças não são exceção.
Publicado 11/01/2025 • 17:27 | Atualizado há 5 meses
KEY POINTS
Benjamin Netanyahu.
Foto: '
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, autorizou a ida do diretor da agência de inteligência e operações especiais Mossad, David Barnea, ao Catar para negociações de cessar-fogo, no mais recente sinal de avanço nas discussões sobre a guerra em Gaza.
O gabinete de Netanyahu anunciou a decisão neste sábado (11), mas não foi informado quando Barnea viajaria para Doha, onde ocorrerá a última rodada de negociações entre Israel e o grupo Hamas. A presença do diretor da Mossad indica que autoridades israelenses do alto escalão, que precisam aprovar qualquer acordo, agora estão diretamente envolvidas.
Apenas um breve cessar-fogo foi alcançado em 15 meses de guerra, ainda nas primeiras semanas de combate. Desde então, as conversas mediadas pelos Estados Unidos, Egito e Catar enfrentaram vários impasses.
Netanyahu tem insistido na destruição da capacidade militar do Hamas em Gaza, enquanto o Hamas exige a retirada completa das tropas israelenses do território devastado. Na quinta-feira, o Ministério da Saúde de Gaza informou que mais de 46 mil palestinos foram mortos durante a guerra.
Além do diretor do Mossad, serão enviados ao Catar o chefe da agência de segurança interna de Israel, o Shin Bet, e conselheiros militares e políticos. Segundo o gabinete de Netanyahu, a decisão foi tomada após uma reunião com o ministro da Defesa, chefes de segurança e negociadores “em nome das administrações dos EUA, tanto a atual quanto a futura”.
O gabinete também divulgou uma foto de Netanyahu ao lado de Steve Witkoff, enviado do presidente eleito Donald Trump para o Oriente Médio, que esteve no Catar nesta semana.
Mais lidas
França reafirma direito de Israel se defender; Grécia e Reino Unido se pronunciam
“A carga tributária no Brasil é alta e sempre vai gerar reação”, diz Rodrigo Maia
Irã: usina nuclear atingida por ataque israelense tem contaminação por radiação, diz diretor
Irã responde ataque de mísseis e lança 100 drones contra Israel; mercados oscilam
Irã hasteia ‘bandeira vermelha da vingança’ após bombardeios de Israel; entenda o gesto