CNBC
Warren Buffett em uma coletiva de imprensa durante a Reunião de Acionistas da Berkshire Hathaway em 30 de abril de 2022.

CNBCWarren Buffett está de olho na maior aquisição da Berkshire Hathaway em três anos

Agro

Produção recorde de carnes na China anima bovinos e suínos, mas pressiona setor avícola, aponta consultoria

Publicado 14/08/2025 • 11:43 | Atualizado há 2 meses

KEY POINTS

  • China registra produção recorde de carnes no 1º semestre, liderada por aves e suínos.
  • Excesso de oferta pressiona preços e afeta importações de frango brasileiro.
  • Carne bovina mantém preços firmes e pode ganhar fôlego nas exportações para a China.
Gado de corte no pasto

Foto: Embrapa

Gado no pasto

A produção total de carnes da China atingiu um novo recorde no primeiro semestre de 2025, segundo dados do Ministério da Agricultura e de Assuntos Rurais do país compilados pela consultoria Datagro. O avanço foi sustentado por resultados históricos na oferta de carne bovina, que chegou a 3,42 milhões de toneladas, e principalmente de aves, que somaram 12,7 milhões de toneladas no período.

Apesar da queda na produção de ovinos, a proteína suína retomou trajetória de alta e, por ser a mais consumida no país, também contribuiu para o crescimento. Mais de 60% do aumento na produção foi puxado pela carne de aves, cerca de 30% pela carne suína e 10% pela carne bovina.

O excesso de oferta, problema recorrente no mercado chinês, voltou a afetar a suinocultura, pressionando preços pagos ao produtor. As autoridades já anunciaram medidas para restringir ainda mais a produção e tentar reequilibrar o mercado. Na avicultura, o desafio é ainda maior devido à fragmentação do setor.

Com preços em queda e produção recorde, a sobreoferta pode se prolongar. Essa conjuntura pode estar ligada à demora na retomada das importações de frango brasileiro, suspensas mesmo após o país recuperar o status de livre de gripe aviária — decisão que também considera o foco registrado no Rio Grande do Sul meses atrás.

A carne bovina seguiu em trajetória distinta. Foi a única proteína com alta nos preços ao produtor no semestre e, somando-se as importações à produção interna, a oferta total ficou estável em relação ao mesmo período de 2024. O cenário indica que o consumo segue em crescimento. Parte do aumento da produção está ligada à redução do ritmo do setor leiteiro, que tem descartado matrizes e reforçado a oferta de carne bovina.

Com a primeira alta nas importações de carne bovina do ano registrada em junho, a pressão pela adoção de salvaguardas mais severas nas compras externas parece ter diminuído. Segundo a consultoria, é possível que a investigação em andamento resulte em medidas menos restritivas, como tarifas baixas ou cotas elevadas não exclusivas, o que manteria a competitividade da carne bovina brasileira e poderia abrir espaço para recuperação das exportações ao mercado chinês no segundo semestre.

Impacto nas exportações brasileiras

  • Carne bovina: Cenário positivo. Preços internos na China subiram e o consumo continua em alta. A retomada das importações em junho e a expectativa de medidas menos restritivas na investigação de salvaguardas favorecem as exportações brasileiras no segundo semestre.
  • Carne suína: Efeito misto. O excesso de oferta mantém os preços pressionados e reduz a necessidade imediata de importações. Entretanto, as medidas de controle anunciadas pelo governo chinês podem reequilibrar o mercado a médio prazo, abrindo espaço para mais compras externas.
  • Carne de frango: Cenário desfavorável. A produção recorde de aves na China, combinada à queda nos preços e à fragmentação do setor, prolonga a sobreoferta e limita importações. A demora na retomada das compras do Brasil pode estar ligada a esse fator, além de preocupações sanitárias.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Agro

;