CNBC

CNBCGigantes franceses de bebidas recuam após Trump ameaçar tarifas de 200%

Brasil 2030

Brasil 2030: “Crise climática já é crise de saúde”, diz Padilha em evento

Publicado 20/01/2026 • 12:23 | Atualizado há 32 minutos

KEY POINTS

  • Em evento do Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, ministro da Saúde alerta para impactos do clima e do envelhecimento da população no futuro do sistema de saúde brasileiro.
Padilha fala no evento Brasil 2030

O Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC realizou, no dia 20 de janeiro, o evento “Brasil 2030: Saúde e Consumo – Tendências, Inovação e Futuro do Setor”, reunindo autoridades públicas e lideranças do mercado para discutir as transformações que vêm redesenhando o setor de saúde no país. Entre os principais temas debatidos estiveram a jornada do paciente, novos modelos de cuidado, o avanço da medicina de precisão, da inteligência artificial e os desafios para a sustentabilidade do sistema.

A abertura do encontro foi feita pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que apontou dois grandes desafios estruturais para o sistema de saúde brasileiro nas próximas décadas: a crise climática e o envelhecimento da população.

Leia também: Evento reúne ministro e lideranças para debater do consultório à IA, analisando inovação, regulação e os rumos da saúde no Brasil

“A crise climática é também uma crise de saúde”, afirmou o ministro, ao destacar que enfrentar as mudanças no clima é essencial para preparar o país para um futuro com menor incidência de doenças. Como exemplo, Padilha citou a disseminação de enfermidades que antes estavam restritas a regiões específicas. “Hoje se tem chikungunya em Paris, dengue em Berlim e doença de Chagas no sul dos Estados Unidos”, disse, relacionando esse avanço diretamente às alterações climáticas.

Segundo o ministro, os impactos já são sentidos de forma concreta em todo o mundo. “Um em cada 12 hospitais precisa ser paralisado por conta de tragédias climáticas”, afirmou, reforçando a necessidade de políticas públicas integradas entre saúde, meio ambiente e infraestrutura.

O segundo desafio destacado por Padilha foi o envelhecimento da população. Para ele, trata-se de um avanço social – com pessoas vivendo mais e com melhor qualidade de vida, mas que exige uma profunda adaptação do sistema de saúde. O ministro defendeu a ampliação da produção e da distribuição de medicamentos mais modernos, além de investimentos em diagnósticos precoces, tratamentos atualizados e políticas públicas voltadas à prevenção.

Leia também: EXCLUSIVO: Padilha diz que IA, clima e financiamento forçam transformação do sistema de saúde

Padilha também ressaltou a importância da vacinação e do fortalecimento da produção nacional de insumos estratégicos. “Estamos trabalhando para erradicar o câncer de colo do útero por meio da vacina contra o HPV”, afirmou. Ele citou ainda o avanço da produção nacional de vacinas contra tuberculose e dengue, além da retomada da fabricação de insulina no Brasil.

Ao encerrar sua participação, o ministro defendeu o combate ao negacionismo científico e destacou a relevância das campanhas de imunização. Padilha lembrou o próximo Dia D de vacinação contra o sarampo e ressaltou que o país conseguiu evitar surtos da doença, mesmo diante de casos importados.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Brasil 2030

;