Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Brasil 2030: Anvisa aposta em inteligência artificial para acelerar registros e reduzir filas
Publicado 20/01/2026 • 12:55 | Atualizado há 1 hora
ALERTA DE MERCADO:
Ibovespa B3 fecha em nível histórico e renova recordes
Publicado 20/01/2026 • 12:55 | Atualizado há 1 hora
O Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC realizou, no dia 20 de janeiro, o evento “Brasil 2030: Saúde e Consumo – Tendências, Inovação e Futuro do Setor”, reunindo autoridades públicas e lideranças do mercado para debater as transformações que vêm redesenhando o setor de saúde no país. Entre os temas discutidos estiveram a jornada do paciente, os novos modelos de cuidado, o avanço da medicina de precisão e da inteligência artificial, além dos desafios para a sustentabilidade do sistema.
A abertura do encontro foi feita pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que apontou dois grandes desafios estruturais para o sistema de saúde brasileiro nas próximas décadas: a crise climática e o envelhecimento da população. Segundo o ministro, as mudanças no clima já impactam diretamente a saúde pública, enquanto o aumento da longevidade exige adaptações no modelo de cuidado, com foco em prevenção, diagnósticos precoces e tratamentos mais modernos.
Leia também: EXCLUSIVO: Presidente da Anvisa aposta em IA para acompanhar crescimento da saúde
Na sequência, o presidente da Anvisa, Leandro Safatle, destacou que a agência está entre as três maiores autoridades reguladoras do mundo e ressaltou o amplo escopo de atuação do órgão, que abrange medicamentos, suplementos alimentares, vacinas, cosméticos, agrotóxicos e outros produtos estratégicos para a saúde e o consumo.
Segundo Safatle, o principal desafio da Anvisa é atender às demandas da sociedade com mais eficiência, especialmente diante do acúmulo de pedidos de registro. Ele afirmou que a agência vem realizando investimentos robustos em sua estrutura para reduzir as filas de análise, que foram agravadas durante a pandemia e por um período prolongado de falta de investimentos.
Leia também: “Crise climática já é crise de saúde”, diz Padilha em evento sobre o Brasil de 2030
“A Anvisa tem um escopo muito amplo. Nós cuidamos de medicamentos, suplementos alimentares, vacinas, cosméticos, agrotóxicos e muitos outros produtos. O nosso desafio é atender às demandas da sociedade com a maior precisão e rapidez possível”, afirmou. Para isso, segundo ele, a agência tem ampliado o uso de tecnologia e reforçado sua capacidade operacional.
Safatle destacou ainda que os investimentos em inteligência artificial devem crescer 200% até 2026, com foco na automação de processos, triagem de informações e aprimoramento da classificação de riscos. Além disso, o presidente da Anvisa ressaltou o reforço do quadro técnico, com a contratação de mais de 100 especialistas recentemente treinados e a elaboração de um novo concurso público para ampliar ainda mais a capacidade da agência.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Ações da Stellantis caem 43% enquanto fabricante da Jeep completa cinco anos e executa reestruturação
2
Fictor, que tentou comprar o Banco Master, é questionada por promessas de retorno acima do mercado
3
Trading controlada por grupo russo “some do mapa” e demite 344 no Brasil
4
Quem é a família Santo Domingo, bilionária que quer comprar o Santos FC
5
Flamengo: por que o clube ficou fora da Copinha 2026?