Governador do Mato Grosso: estratégia é transferir manutenção de estradas para iniciativa privada
Publicado qui, 12 dez 2024 • 11:19 AM GMT-0300 | Atualizado há 66 dias
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Publicado qui, 12 dez 2024 • 11:19 AM GMT-0300 | Atualizado há 66 dias
KEY POINTS
Em entrevista ao jornal Agora, do Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, o governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, destacou os investimentos do estado em infraestrutura rodoviária. Ele explicou que a estratégia é investir na construção de novas estradas e transferir a manutenção para a iniciativa privada, garantindo eficiência, qualidade de vida e redução de custos logísticos.
“Nós estamos dobrando a nossa malha rodoviária asfaltada, e isso faz com que nós precisemos transferir um pouco essa responsabilidade para que tenhamos um processo mais adequado de manutenção no médio e longo prazo”, explicou Mendes, reforçando que a região tem um volume muito grande de rodovias estaduais, com 32 mil quilômetros.
“A estratégia do governo é fazer investimentos na construção e, para o longo prazo, transferir à iniciativa privada a responsabilidade para fazer a manutenção dessas rodovias. Com isso, nós estamos hoje com um robusto programa de investimento e infraestrutura. O estado do Mato Grosso consegue hoje investir próximo de 20% de tudo aquilo que arrecada”, acrescentou.
Mendes lembra que o estado realizou um ajuste fiscal ‘muito duro’ no início do mandato, em 2019, o que levou a região a ter mais dinheiro para investir em infraestrutura.
“Quando a gente fala em ajuste fiscal, na verdade é você arrecadar mais do que você gasta, e quando você faz isso, vai sobrar dinheiro para investimento. É um investimento estrutural porque nós conseguimos aprovar um fundo, mantivemos ele na reforma tributária, que é um fundo que é pago pelo próprio agronegócio e esse recurso é direcionado exclusivamente para a infraestrutura”, detalhou o governador do Mato Grosso.
“Todos nós sabemos que as boas estradas do Brasil e do mundo, todas elas são concessionadas, porque aí você terá uma certeza de uma estrada segura, eficiente, garantindo qualidade, baixo custo operacional para quem transita, mas acima de tudo qualidade de vida”.
Confira a entrevista completa ao jornalista Rafael Ihara, do Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC.