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Vendas online da Black Friday crescem 8,4%; veja o ranking de reclamações dos consumidores

Publicado sáb, 30 nov 2024 • 2:33 PM GMT-0300 | Atualizado há 75 dias

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • A Black Friday de 2024 movimentou R$ 4,27 bilhões no varejo online no Brasil, representando um crescimento de 8,4% em relação ao ano anterior, impulsionada pela proximidade com o pagamento do 13º salário e o Natal.
  • O comércio eletrônico continua em expansão, com aumento na confiança dos consumidores e 20,67 milhões de unidades vendidas, um crescimento de 9,4%.
  • Problemas com atrasos nas entregas lideraram as reclamações, seguidos por itens entregues incorretamente, cancelamentos de compras e práticas como maquiagem de preços.

As vendas no varejo online durante a Black Friday deste ano foram de R$ 4,27 bilhões – uma alta de 8,4% em comparação com o evento do ano passado.

Os dados são da Neotrust Confi, uma empresa de soluções de inteligência para o varejo online. 

  • Em unidades vendidas, foram 20,67 milhões; um aumento de 9,4%.
  • Em 2023, foram 18,88 milhões.

Juliana Lorenzetti, diretora de growth da Neotrust Confi, afirma que o comércio eletrônico continua crescendo no Brasil: Os consumidores estão cada vez mais confiantes e aproveitam as oportunidades de descontos para realizar investimentos em compras online, refletindo uma tendência de mercado em plena expansão”.

Um dos motivos pelos quais as vendas foram boas é que a data oficial da Black Friday, 29 de novembro, foi muito próxima do fim do mês, que por sua vez casa com o pagamento da primeira parcela do 13º salário e a proximidade com o Natal.

Comércio físico

Já de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado, o destaque foi o comércio físico, com alta de 17,1%, enquanto o e-commerce subiu 8,9%.

Veja o ranking dos setores que mais se destacaram:

  • Supermercados e Hipermercados, com alta de 26,2%.
  • Drogarias e Farmácias (+21,7%)
  • Vestuário (+18,2%) e
  • Alimentação (+17,0%).

Maior problema foi a entrega

As reclamações de consumidores em função das ofertas de Black Friday foram, em sua maioria, relacionadas a problemas com atrasos nas entregas das mercadorias compradas, segundo o Procon.

O total de queixas foi de 2.016, entre reclamações registradas no site e consultas e orientações feitas pelas redes sociais.

Veja abaixo o ranking dos maiores problemas com a Black Friday 2024:

  • Problemas com entrega.
  • Entrega de produtos ou serviços diferentes do que foi adquirido.
  • Cancelamento de compras após o fechamento da venda.
  • Maquiagem de preço e indisponibilidade do item anunciado.

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