Vendas online da Black Friday crescem 8,4%; veja o ranking de reclamações dos consumidores
Publicado sáb, 30 nov 2024 • 2:33 PM GMT-0300 | Atualizado há 75 dias
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Publicado sáb, 30 nov 2024 • 2:33 PM GMT-0300 | Atualizado há 75 dias
KEY POINTS
As vendas no varejo online durante a Black Friday deste ano foram de R$ 4,27 bilhões – uma alta de 8,4% em comparação com o evento do ano passado.
Os dados são da Neotrust Confi, uma empresa de soluções de inteligência para o varejo online.
Juliana Lorenzetti, diretora de growth da Neotrust Confi, afirma que o comércio eletrônico continua crescendo no Brasil: Os consumidores estão cada vez mais confiantes e aproveitam as oportunidades de descontos para realizar investimentos em compras online, refletindo uma tendência de mercado em plena expansão”.
Um dos motivos pelos quais as vendas foram boas é que a data oficial da Black Friday, 29 de novembro, foi muito próxima do fim do mês, que por sua vez casa com o pagamento da primeira parcela do 13º salário e a proximidade com o Natal.
Já de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado, o destaque foi o comércio físico, com alta de 17,1%, enquanto o e-commerce subiu 8,9%.
Veja o ranking dos setores que mais se destacaram:
As reclamações de consumidores em função das ofertas de Black Friday foram, em sua maioria, relacionadas a problemas com atrasos nas entregas das mercadorias compradas, segundo o Procon.
O total de queixas foi de 2.016, entre reclamações registradas no site e consultas e orientações feitas pelas redes sociais.
Veja abaixo o ranking dos maiores problemas com a Black Friday 2024: