Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Ataque ao Microsoft SharePoint causa impactos a empresas e governos no mundo todo
Publicado 21/07/2025 • 21:50 | Atualizado há 4 meses
Empresas cortam profissionais iniciantes para investir em IA; especialistas veem risco no longo prazo
Mercado de luxo volta a ganhar fôlego na China, dizem executivos
Como tarifas e IA estão impulsionando o mercado de segunda mão nos EUA
Conheça o executivo que começou descarregando caminhões e dobrou o faturamento de um gigante
Contas de luz avançam acima da média nacional em estados que concentram data centers nos EUA
Publicado 21/07/2025 • 21:50 | Atualizado há 4 meses
KEY POINTS
Pixabay.
Imagem ilustrativa.
A Microsoft emitiu um alerta sobre “ataques em andamento” contra seu software de colaboração SharePoint. Pesquisadores de segurança destacaram que organizações do mundo inteiro podem ser impactadas pela invasão.
A Agência de Segurança de Cibersegurança e Infraestrutura dos EUA (CISA, na sigla em inglês) informou, no domingo (20), que a falha permite acesso não autorizado aos sistemas e acesso total ao conteúdo do SharePoint. Com isso, criminosos podem executar códigos remotamente pela rede.
Leia também
Microsoft revisa práticas para evitar engenheiros chineses no suporte em nuvem do Pentágono
Em nova rodada de cortes, Microsoft demite cerca de 9 mil funcionários
Segundo a CISA, o alcance e o impacto do ataque ainda estão sendo avaliados, mas a agência já alertou que o problema “representa um risco para as organizações”.
No fim da noite de domingo (20), a Microsoft liberou correções para que clientes atualizassem duas versões do SharePoint.
Já na noite de segunda-feira (21), a empresa lançou um patch de segurança para o SharePoint Server 2016, uma versão mais antiga voltada para data centers próprios das empresas.
Pesquisadores da Palo Alto Networks afirmaram que o ataque provavelmente atingiu milhares de organizações ao redor do planeta.
“As falhas estão sendo exploradas de verdade, já estão em circulação e representam uma ameaça séria”, acrescentaram os especialistas.
Procurada, a Microsoft não quis comentar o caso além do que já foi divulgado em seu blog oficial.
Em um comunicado feito no sábado (19), a Microsoft explicou que o ataque afeta apenas servidores SharePoint instalados fisicamente nas empresas, e não aqueles hospedados na nuvem, como o Microsoft 365. O SharePoint é amplamente usado por empresas e órgãos para armazenar e colaborar em documentos.
A vulnerabilidade preocupa ainda mais porque, de acordo com pesquisadores da empresa europeia Eye Security (primeira a identificar o problema), ela permite que hackers se passem por usuários ou serviços mesmo depois que o servidor do SharePoint já foi corrigido.
Como o SharePoint costuma ser integrado a outros serviços da Microsoft, como Outlook e Teams, uma invasão pode rapidamente resultar em roubo de dados e captura de senhas, segundo os especialistas da Eye Security.
“Depois que eles entram, já começam a tirar dados sensíveis, instalam portas de acesso permanentes e roubam chaves criptográficas”, explicou Michael Sikorski, diretor de tecnologia e chefe da área de inteligência de ameaças da Unit 42, da Palo Alto Networks. “Os invasores estão usando essa brecha para invadir sistemas e já estão consolidando espaço dentro deles.”
Em outro caso, a Alaska Airlines precisou interromper temporariamente suas operações em solo por cerca de três horas no domingo (20), devido a uma pane de tecnologia da informação. Segundo a empresa, a restrição foi suspensa por volta das 3h (horário de Brasília).
Até o momento, não há confirmação se essa pane teve relação com o ataque ao SharePoint.
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
Maioria dos brasileiros que abriu negócio próprio quer voltar à CLT, mostra pesquisa
2
SÉRIE EXCLUSIVA 3 — O escândalo Ambipar: quem é Tércio Borlenghi. O empresário e CEO por trás da crise já foi condenado por corrupção
3
Na COP30, chefe do clima da ONU cobra resultados de negociadores e pede que países cedam
4
Raízen antecipa contratos de quase metade da safra 26/27 e garante boa rentabilidade
5
CNH gratuita no Paraná? Programa garante habilitação sem custos no estado