Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Renault vende 26% da operação brasileira à chinesa Geely e vai ampliar produção de elétricos no país
Publicado 03/11/2025 • 08:27 | Atualizado há 1 uma semana
Publicado 03/11/2025 • 08:27 | Atualizado há 1 uma semana
KEY POINTS
Matthias Balk/dpa via Reuters Connect
O logotipo da marca e as letras da fabricante de automóveis Renault podem ser vistos em uma filial da empresa perto de Prunelli-di-Fiumorbo, na ilha de Córsega (França), em 21 de abril de 2025.
As ações da Renault subiam 3,05% na Bolsa de Paris às 8h15 (de Brasília), após o anúncio de uma nova parceria com a chinesa Geely Holding Group (dona das marcas Geely Auto, Volvo, Polestar, Lotus, Zeekr, Lynk & Co e London Electric Vehicle Company) aqui no Brasil.
O acordo entre as gigantes prevê que a Geely assumirá 26,4% da Renault do Brasil, fortalecendo a cooperação entre os grupos e consolidando o país como um dos principais polos de produção e eletrificação do portfólio das duas montadoras.
A transação, assinada nesta segunda-feira (3), garante à Geely acesso ao complexo industrial Ayrton Senna, localizado em São José dos Pinhais (PR), e à rede de distribuição da Renault no país. Com isso, os veículos da marca Geely Auto passam a ser fabricados e comercializados no Brasil junto com os modelos Renault.
O primeiro resultado concreto da parceria já está nas ruas: o Geely EX5, SUV elétrico importado, está sendo vendido em concessionárias da rede Renault. Agora, com a produção local, a expectativa é ampliar a oferta de modelos elétricos e híbridos voltados ao mercado brasileiro e latino-americano.
De acordo com as companhias, a Renault continuará controlando a operação e consolidando a Renault do Brasil em seus resultados globais.
A Geely, como acionista minoritária, utilizará a estrutura fabril e comercial da montadora francesa para acelerar sua expansão em um dos maiores mercados automotivos da região, responsável por mais de 40% das vendas de veículos da América Latina no primeiro semestre de 2025.
Além de fabricar veículos Geely Auto, a Renault também utilizará a plataforma GEA, desenvolvida pela Geely para motores elétricos e híbridos, expandindo sua própria linha de modelos de baixa emissão no país. A cooperação envolve ainda áreas de financiamento e serviços, abrindo espaço para sinergias em pós-venda e novas tecnologias.
“Essa parceria marca um passo decisivo na nossa estratégia internacional. Ela se apoia em excelência industrial e liderança tecnológica para tornar ambas as marcas mais competitivas e ágeis”, afirmou François Provost, CEO da Renault Group.
Para Eric Li, presidente da Geely Holding Group, o acordo cria “um cenário de ganhos mútuos”, combinando escala global e inovação para “levar os melhores produtos aos consumidores”.
A Renault e a Geely já mantêm outras cooperações internacionais, incluindo a joint venture Renault Korea Motors e a criação da Horse Powertrain, dedicada a tecnologias de propulsão híbrida e motores a combustão de baixa emissão.
Embora os termos financeiros da operação não tenham sido divulgados, o acordo reforça a tendência de alianças estratégicas entre montadoras europeias e asiáticas em mercados emergentes — e coloca o Brasil no centro dos planos globais de eletrificação da Renault e da Geely.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Maioria dos brasileiros que abriu negócio próprio quer voltar à CLT, mostra pesquisa
2
COP30: Brasil lidera coalizão global de mercados de carbono, destaca sócia da EY
3
WhatsApp bloqueia contas por suspeita de spam e gera onda de reclamações
4
Executiva do Nubank que acabou com home office esteve no centro de outras polêmicas, veja
5
‘Nu way of working’: entenda o que é o modelo de trabalho do Nubank