Ucrânia afirma ter assinado esboço de um acordo sobre minerais com os EUA
Publicado 18/04/2025 • 07:43 | Atualizado há 22 horas
Leia a carta do CEO da Hertz aos funcionários sobre a participação ‘significativa’ de Bill Ackman na locadora de veículos pós-falência
Fusão entre Capital One e Discover é aprovada pelo Fed em transação de mais de US$ 35 bi
Pré-venda do Nintendo Switch 2 nos EUA começa em 24 de abril após atraso causado por tarifas
Onde o ‘Made in China 2025’ falhou
Não há problema em usar IA no seu currículo, diz recrutador que já contratou centenas de pessoas: ‘Ninguém vai perceber’
Publicado 18/04/2025 • 07:43 | Atualizado há 22 horas
KEY POINTS
Yulia Svyrydenko, ministra do Desenvolvimento Econômico e Comércio da Ucrânia
reprodução Instagram
A Ucrânia afirmou na quinta-feira que assinou a base de um acordo sobre minerais com os EUA, embora os detalhes do acordo preliminar ainda não tenham sido anunciados.
Yulia Svyrydenko, ministra do Desenvolvimento Econômico e Comércio da Ucrânia, disse que ambas as partes assinaram um “memorando de intenções”, que é a base de um acordo que provavelmente permitirá que a Ucrânia e os EUA desenvolvam conjuntamente os recursos naturais do país.
“Estamos felizes em anunciar a assinatura, com nossos parceiros americanos, de um Memorando de Intenções, que abre caminho para um Acordo de Parceria Econômica e para o estabelecimento do Fundo de Investimento para a Reconstrução da Ucrânia”, publicou Svyrydenko na plataforma de mídia social X.
“Há muito a ser feito, mas o ritmo atual e o progresso significativo dão motivos para esperar que o documento seja muito benéfico para ambos os países”, acrescentou.
Svyrydenko, que também é vice-primeira-ministra da Ucrânia, não deu mais detalhes sobre o conteúdo do acordo preliminar, mas publicou imagens dela e do secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, supostamente assinando o acordo.
Na quinta-feira, o presidente dos EUA, Donald Trump, e Bessent disseram aos repórteres que um acordo abrangente seria assinado na próxima semana.
“Bem, temos um acordo sobre minerais, que eu acho que será assinado na quinta-feira — próxima quinta-feira [24 de abril]? Em breve. E eu presumo que eles [Ucrânia] vão cumprir o acordo, então veremos. Mas temos um acordo sobre isso”, disse Trump em uma coletiva de imprensa na Casa Branca na quinta-feira.
Bessent acrescentou que “ainda estamos trabalhando nos detalhes. Estamos mirando em torno de 26 de abril.”
Questionado sobre mais detalhes, o secretário do Tesouro disse que o acordo era “substancialmente o que concordamos anteriormente [com a Ucrânia] … Fomos direto para o grande acordo, acho que é um acordo de 80 páginas, e é isso que será assinado.”
A CNBC pediu mais detalhes à Casa Branca sobre o acordo e está aguardando uma resposta.
Trump tem cobiçado um acordo sobre minerais com a Ucrânia desde sua posse em janeiro, dizendo que um acordo para desenvolver e monetizar conjuntamente os depósitos de terras raras, minerais críticos, petróleo, gás e outros recursos naturais da Ucrânia funcionaria, efetivamente, como compensação pela ajuda dos EUA à Ucrânia durante a guerra com a Rússia.
O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy também sinalizou na quinta-feira que o esboço de um acordo havia sido alcançado, dizendo aos repórteres: “este é um memorando de intenções. E temos intenções positivas e construtivas”, informou a Reuters.
Ele acrescentou que a oferta para assinar o memorando antes do acordo abrangente, que exigiria a ratificação do parlamento ucraniano, veio do lado dos EUA, observou a agência de notícias.
____
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
EUA e Itália concordam em não discriminar ou taxar serviços digitais e empresas de tecnologia
Volkswagen considera fabricar Audis nos EUA para evitar tarifas de Trump
Pré-venda do Nintendo Switch 2 nos EUA começa em 24 de abril após atraso causado por tarifas
CEO da Volt Capital explica a queda de cerca de 90% da criptomoeda Mantra: "Estratégia muito bem montada"
Trump amplia o cerco contra Harvard com devassa fiscal e investigação sobre doadores