Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
O que está por trás do congelamento de vistos dos EUA para o Brasil?
Publicado 14/01/2026 • 14:18 | Atualizado há 2 horas
Aliado sob pressão: por que a Rússia se importa com o risco de colapso do Irã
Airbnb contrata ex-chefe de GenAI da Meta como novo diretor de tecnologia
A cartilha de Trump sobre Groenlândia, Venezuela e Irã para enfrentar a China
Fim de subsídios do Obamacare já deixa milhões sem plano de saúde nos EUA; entenda
Ford amplia linha de SUVs de alto desempenho com modelo ‘mais acessível’
Publicado 14/01/2026 • 14:18 | Atualizado há 2 horas
KEY POINTS
O governo dos Estados Unidos decidiu nesta quarta-feira (14), suspender por tempo indeterminado o processo de novas emissões de vistos americanos para o Brasil e outros 74 países.
A nova determinação deve ter início no dia 21 de janeiro e não há informações de qual modelo do visto americano será suspenso.
As informações foram noticiadas inicialmente pela rede norte-americana Fox News e confirmadas por um perfil ligado a Casa Branca e pela porta-voz do governo nas redes sociais. Segundo as informações, consulados dos EUA estão sendo orientados a negar vistos de imigrantes conforme a nacionalidade.
Leia também: EUA suspendem processamento de vistos: Brasil está na lista
De acordo com apurações, a implementação da nova medida está ligada aos esforços do presidente americano, Donald Trump, para endurecer as regras de imigração e vistos, com foco de impedir que novos estrangeiros, dentre os países citados, possam entrar nos Estados Unidos.
Por meio de um perfil nas redes sociais usados para respostas rápidas, a porta-voz, Karoline Leavitt, republicou as sobre as informações de suspensão de novos vistos.
Em entrevista realizada a empresa americana, o também porta-voz, Tommy Piggott revelou que “A imigração desses 75 países será suspensa enquanto o Departamento de Estado reavalia os procedimentos de processamento de imigração para impedir a entrada de estrangeiros que se beneficiariam de programas de assistência social e benefícios públicos”.
Leia também: Estados Unidos “ignoram as regras internacionais”, diz Macron
Um fator determinante para o congelamento contra o país seria o impacto dos cidadãos brasileiros sobre o sistema de seguridade social dos EUA. A informação foi divulgada pela rede de televisão americana Fox News e o objetivo seria coibir candidatos considerados propensos a se tornarem um encargo público.
Além do Brasil, outros países como Rússia, Irã, Afeganistão, Iraque, Somália, Nigéria, Tailândia e Iêmen também integram o grupo de países afetados pela suspensão.
A nova medida acontece às vésperas da Copa do Mundo, principal campeonato de futebol do planeta que será sediado pelos Estados Unidos, e dependendo do tipo de visto negado pelos EUA, pode afetar torcedores de acompanhar os jogos no país.
Até o momento, o Departamento de Estados dos EUA não se pronunciou oficialmente sobre as informações publicadas, tampouco qualquer órgão oficial do Brasil. A falta de esclarecimentos até o momento, aumentam as dúvidas sobre o tempo de duração da suspensão de novos vistos americanos.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Flamengo: por que o clube ficou fora da Copinha 2026?
2
O que muda para quem já tem visto válido, após EUA congelarem concessão de vistos do Brasil?
3
Como o Brasil pode ser afetado pelo congelamento de vistos dos EUA?
4
EUA suspendem processamento de vistos: Brasil está na lista
5
Banco Master: demora do FGC nos pagamentos é irregular pela lei? Entenda