Pfizer amplia cortes de custos e supera estimativas de lucro trimestral mesmo com queda nas vendas
Publicado 29/04/2025 • 08:56 | Atualizado há 6 horas
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Publicado 29/04/2025 • 08:56 | Atualizado há 6 horas
KEY POINTS
O logotipo da Pfizer é visto do lado de fora da fábrica da empresa farmacêutica, em Newbridge, Irlanda, em 10 de fevereiro de 2025.
Clodagh Kilcoyne | Reuters (Reprodução CNBC Internacional)
A Pfizer ampliou seus esforços de corte de custos e reportou, na terça-feira (29), lucro no primeiro trimestre acima das estimativas, mesmo com a queda nas vendas da empresa, em grande parte devido à receita em declínio de seu comprimido antiviral contra a Covid, o Paxlovid.
A empresa havia dito anteriormente que seu programa de corte de custos geraria uma economia líquida total de aproximadamente US$ 4,5 bilhões até o final de 2025. Na terça-feira, a Pfizer disse que agora espera economias adicionais de aproximadamente US$ 1,2 bilhão, principalmente em despesas de vendas, informacionais e administrativas, até o final de 2027.
Isso inclui economias esperadas de cerca de US$ 500 milhões em pesquisa e reorganização organizacional até o final de 2026, acrescentou a empresa. Essas economias serão reinvestidas no portfólio de produtos da Pfizer.
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A Pfizer tem uma iniciativa multianual separada para cortar custos, com a primeira fase da iniciativa prevista para gerar US$ 1,5 bilhão em economias até o final de 2027.
Os cortes têm como objetivo ajudar a gigante farmacêutica a se recuperar do declínio rápido de seus negócios relacionados à Covid e do preço de suas ações nos últimos anos, e parecem estar dando resultado.
Veja o que a empresa reportou para o primeiro trimestre em comparação com o que Wall Street esperava, com base em uma pesquisa de analistas da LSEG:
Os resultados vêm enquanto fabricantes de medicamentos se preparam para as tarifas planejadas pelo presidente Donald Trump sobre produtos farmacêuticos importados para os EUA — uma tentativa de sua administração de impulsionar a fabricação doméstica de medicamentos.
Ao contrário de outras empresas lidando com mudanças na política comercial, a Pfizer não revisou suas projeções.
A empresa manteve sua projeção para todo o ano de 2025, prevendo vendas entre US$ 61 bilhões e US$ 64 bilhões, com desempenho semelhante de seus produtos para Covid em relação a 2024. No entanto, a Pfizer observou em seu comunicado de resultados que a projeção “atualmente não inclui qualquer impacto potencial relacionado a tarifas futuras e mudanças na política comercial, que não somos capazes de prever neste momento.”
A Pfizer ainda espera que mudanças no programa Medicare, resultantes do Inflation Reduction Act (Lei de Redução da Inflação), prejudiquem as vendas em US$ 1 bilhão, reduzindo o crescimento em aproximadamente 1,6% em comparação a 2024.
Excluindo itens pontuais, a empresa espera que os lucros de 2025 fiquem entre US$ 2,80 e US$ 3 por ação.
“Com a força subjacente do nosso negócio, acreditamos que podemos ser ágeis para navegar em um ambiente externo incerto e volátil,” disse o CEO Albert Bourla em um comunicado.
No primeiro trimestre, a empresa registrou lucro líquido de US$ 2,97 bilhões, ou US$ 0,52 por ação. Isso se compara a um lucro líquido de US$ 3,12 bilhões, ou US$ 0,55 por ação, no mesmo período do ano anterior.
Excluindo certos itens, incluindo encargos de reestruturação e custos associados a ativos intangíveis, a empresa apresentou lucro por ação de US$ 0,92 no trimestre.
A Pfizer reportou receita de US$ 13,72 bilhões no primeiro trimestre, uma queda de 8% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A empresa disse que a queda nas vendas foi causada principalmente pela redução na receita do Paxlovid, que registrou US$ 491 milhões em vendas no primeiro trimestre, uma queda de 76% em relação ao mesmo período do ano anterior, em parte devido à diminuição de infecções por Covid em todo o mundo e à redução das compras internacionais do medicamento por governos.
A queda nas vendas também reflete um impulso que a Pfizer teve no primeiro trimestre de 2024 relacionado a um ajuste final de uma reversão de receita anteriormente registrada do Paxlovid.
Analistas esperavam que o Paxlovid gerasse US$ 769,7 milhões em vendas no primeiro trimestre, segundo estimativas da StreetAccount.
Enquanto isso, a vacina contra a Covid da empresa, a Comirnaty, registrou US$ 565 milhões em receita, alta de 60% em relação ao mesmo período do ano anterior. Isso está acima dos US$ 352 milhões que os analistas esperavam, de acordo com a StreetAccount.
Os resultados chegam em um momento em que fabricantes de vacinas como a Pfizer enfrentam incertezas sobre políticas de imunização e regulamentações sob Robert F. Kennedy Jr., um conhecido cético de vacinas que agora supervisiona as agências federais de saúde do país.
Como secretário do Departamento de Saúde e Serviços Humanos, Kennedy tem promovido uma ampla reformulação das agências, cortando pessoal, consolidando ou eliminando escritórios e tomando medidas que podem, em última análise, minar as vacinas.
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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
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