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EXCLUSIVO: “Temos muita sorte de ter o Brasil como centro de manufatura”, CEO global da Scania defende acordo UE-Mercosul
Publicado 06/09/2025 • 22:27 | Atualizado há 2 meses
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Publicado 06/09/2025 • 22:27 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
O presidente e CEO global da Scania, Christian Levin, afirmou que a companhia pretende ampliar sua atuação no Brasil com foco em sustentabilidade, biocombustíveis e eletrificação. Em entrevista exclusiva ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, Levin destacou a importância da COP30 e a defesa do livre comércio para a estratégia global da montadora.
Segundo o executivo, a participação da empresa na conferência da ONU, marcada para novembro no Brasil, busca envolver parceiros do setor em iniciativas de transição energética.
“Somos parte do problema do aquecimento global e precisamos fazer algo a respeito. Nós investimos muito em produtos, mas agora nós percebemos que isso não é suficiente. Nós não podemos fazer essa mudança sozinhos”, disse Levin.
Durante a entrevista, o executivo destacou que a Scania está presente no Brasil há quase sete décadas e que a operação brasileira é dez vezes maior do que a sueca, respondendo por 60% a 70% do transporte de cargas em caminhões.
Desde os primeiros anos, o país também se tornou base de exportação para outros mercados da América Latina, consolidando a região como estratégica dentro do grupo.
Leia mais:
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Em relação aos investimentos, a empresa pretende ampliar os aportes em pesquisa e desenvolvimento no Brasil em conjunto com o grupo Traton, que reúne Scania e Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Durante a FENATRAN, principal feira do setor, a companhia planeja apresentar novos produtos voltados a combustíveis alternativos e veículos elétricos, especialmente para aplicação em ônibus urbanos.
Para isso, o CEO reforçou que a sustentabilidade precisa estar atrelada ao modelo de negócios. “Não fazemos isso apenas pelo clima e pelo planeta, mas a sustentabilidade e a lucratividade precisam andar de mãos dadas, porque fazer o que é certo também precisa ser lucrativo”, afirmou.
A Scania iniciou a entrega de seus primeiros caminhões totalmente autônomos. Apesar do avanço tecnológico, Levin avaliou que a profissão de motorista continuará necessária, ainda que em menor escala.
“Existe escassez de motoristas de caminhão”, disse e acrescentou: “Nós vemos os motoristas como heróis. Nós fazemos tudo o que podemos para tornar a vida deles mais fácil, mais confortável. Mas acho que também temos que perceber, e esta é uma discussão difícil, que por um lado vamos fazer tudo para satisfazer o motorista. Por outro, estamos trabalhando numa tecnologia que a longo prazo deixará motoristas de sobra”. Ainda, Levin destacou que o Brasil é concorrente da Índia, o principal país do mundo na produção de biocombustíveis.
O executivo também defendeu o livre comércio e a aprovação do acordo entre Mercosul e União Europeia. Segundo ele, barreiras tarifárias prejudicam a competitividade da empresa, que depende das exportações.
“Esperamos que o acordo seja ratificado. Isso permitirá enviar produtos de onde houver capacidade e atender melhor a demanda de cada mercado”, pontuou.
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