Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Pesquisa de Harvard com 130 mil pessoas associa consumo moderado de café a menor risco de demência
Publicado 21/06/2026 • 20:33 | Atualizado há 2 meses
GM fecha acordo de até US$ 4,5 bilhões para aquisição de peças, visando evitar problemas na cadeia de suprimentos
Poder computacional da IA está se tornando uma classe de ativos negociáveis
Brad Lightcap, executivo de longa data da OpenAI, deixa o cargo em meio à reestruturação do laboratório de IA
Petróleo dos EUA supera US$ 83 por barril após Irã dizer que Estreito de Ormuz não será reaberto até que condições sejam atendidas
EUA e Irã trocam exigências de indenização enquanto diminuem as esperanças de um acordo sobre Ormuz
Publicado 21/06/2026 • 20:33 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Harvard Health Review
Pesquisa de Harvard com 130 mil pessoas associa consumo moderado de café a menor risco de demência
Um estudo observacional publicado em na revista científica JAMA aponta que o consumo moderado de café e chá com cafeína está associado a menor risco de desenvolvimento de demência ao longo da vida.
A pesquisa, conduzida por cientistas ligados principalmente à Universidade de Harvard, acompanhou mais de 131 mil participantes por um período médio entre 37 e 40 anos. Ao longo do acompanhamento, foram registrados 11.033 casos de demência.

Os dados indicam que indivíduos que consumiam entre duas e três xícaras de café com cafeína por dia apresentaram cerca de 18% a 20% menor risco de demência em comparação com aqueles que consumiam pouco ou nenhum café.
Além disso, esse grupo apresentou menor declínio cognitivo e melhor desempenho em testes de memória e funções cognitivas.
Leia mais: Safra de café ganha ritmo e supera 15% em Minas e São Paulo, aponta Cooxupé
O efeito, segundo os resultados, foi observado especificamente no café com cafeína. O café descafeinado não apresentou associação significativa com proteção cognitiva.
O estudo também observou que o consumo de chá com cafeína, entre uma e duas xícaras por dia, esteve associado a efeitos semelhantes, com menor risco de demência e melhor desempenho cognitivo.
Os pesquisadores destacam que os resultados se mantiveram consistentes entre diferentes padrões de consumo moderado.
Embora o estudo não comprove relação de causa e efeito, os autores apontam possíveis mecanismos para a associação observada. Entre eles estão a ação da cafeína e de compostos como polifenóis, que podem exercer efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes.
Siga o Times | CNBC no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo.
Siga o Times | CNBCEssas substâncias poderiam contribuir para a proteção de neurônios, a redução de processos inflamatórios no cérebro e a melhora na comunicação entre células nervosas, fatores associados ao envelhecimento cerebral.
Leia mais: Tarifas dos EUA podem ter efeito “devastador” sobre café solúvel brasileiro
Outro achado relevante é que o efeito também foi observado em indivíduos com predisposição genética para demência, o que sugere que hábitos de vida podem influenciar o risco mesmo em populações geneticamente mais vulneráveis.
Apesar dos resultados, os pesquisadores reforçam que o estudo é observacional. Isso significa que ele identifica associações estatísticas, mas não estabelece relação de causa e efeito.
Não é possível afirmar, portanto, que o consumo de café ou chá previne diretamente a demência.
Além disso, o benefício observado foi considerado pequeno a moderado, e não há evidências de ganhos adicionais com consumo acima de duas a três xícaras por dia.
Leia mais: Jovem trabalhou disfarçada em uma rede de cafeterias antes de abrir seu próprio café de matcha
Especialistas também alertam que o excesso de cafeína pode estar associado a efeitos adversos, como distúrbios do sono e aumento da ansiedade.
Os autores destacam que café e chá representam apenas um dos fatores relacionados à saúde cerebral. Outros elementos, como atividade física regular, alimentação equilibrada, controle da pressão arterial, sono adequado e estímulo cognitivo, continuam sendo considerados fundamentais na prevenção do declínio cognitivo.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Maiores Audiências
1
Caso ‘Master capixaba’: mercado vê rombo multimilionário em operação da Apex Partners para compra da CVC
2
BYD processa portal jornalístico e tenta calar reportagem sobre origem chinesa da marca
3
PF pede bloqueio de bens da Gerdau após meses de contaminação em praia de Salvador
4
Futebol italiano perde espaço na elite europeia em meio a crise financeira e estrutural
5
Master Capixaba: Apex Partners – sócia da CVC – consegue proteção judicial para não pagar R$ 985 milhões em dívidas