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Demanda por jatos particulares diminui à medida que tarifas assustam potenciais compradores
Publicado 25/04/2025 • 14:15 | Atualizado há 2 meses
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KEY POINTS
A queda percentual registrada na pesquisa Jet Inidicator mais recente, de 23%, é a maior registrada pelo Barclays desde a pandemia de Covid.
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Com a queda da confiança do consumidor, a demanda por viagens aéreas comerciais diminuiu. Até mesmo viajantes com recursos financeiros mais altos estão recuando, de acordo com a pesquisa mais recente do Barclays com corretoras e financiadoras de jatos executivos.
O interesse dos clientes em comprar jatos executivos caiu 49% desde março, de acordo com a pesquisa, realizada de 9 a 15 de abril e com 65 entrevistados.
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A pesquisa Barclays Business Jet Indicator, publicada na semana passada, utiliza cinco métricas, incluindo perspectivas de 12 meses e preços, para avaliar a situação do mercado. Todas as métricas, exceto uma (níveis de estoque), caíram de meados de março para meados de abril. Como resultado, a pontuação composta caiu de 52 para 40.
A queda percentual registrada na pesquisa mais recente, de 23%, é a maior registrada pelo Barclays desde a pandemia de Covid. O analista do Barclays, David Strauss, disse à CNBC que esperava uma queda no sentimento do mercado, mas não em um grau tão expressivo.
Uma pontuação composta na faixa de 40% indica que o mercado está desacelerando, de acordo com o Barclays.
O indicador se correlaciona com o índice book-to-bill dos fabricantes de aeronaves, uma medida fundamental de sua saúde financeira. Uma pontuação de 40 indica que o valor em dólar dos novos pedidos dos fabricantes está cerca de 10% abaixo dos pedidos que estão sendo atendidos atualmente, disse Strauss.
Os entrevistados da pesquisa disseram ao Barclays que os clientes suspenderam as compras, temendo o impacto das tarifas não apenas no mercado de aeronaves, mas também em seus negócios operacionais.
Quase metade (46%) dos participantes afirmou que o interesse dos clientes em comprar jatos executivos diminuiu desde março. Quarenta e quatro por cento disseram que o interesse dos clientes permaneceu o mesmo e apenas 10% relataram que houve melhora.
Quando questionados especificamente sobre o efeito das tarifas na demanda por aeronaves novas, 93% dos entrevistados disseram que isso teria um impacto negativo na demanda, com a maioria esperando que o impacto fosse significativo. Apenas 7% disseram acreditar que não haveria impacto.
Quanto aos jatos usados, 67% dos entrevistados ainda estavam pessimistas, esperando um impacto negativo significativo ou mínimo na demanda. Pouco menos de um terço (27%) esperava que a demanda por jatos usados aumentasse em algum grau.
No entanto, a legislação pendente pode dar aos fabricantes de jatos executivos um impulso.
Tanto o Senado quanto a Câmara dos Representantes adotaram uma resolução orçamentária que visa estender a Lei de Cortes de Impostos e Empregos. Uma disposição fundamental da TCJA permitiu que as empresas deduzissem imediatamente 100% das compras de equipamentos elegíveis, em vez de distribuir a dedução ao longo do tempo. A alíquota caiu 20% ao ano desde 2023 e estava prevista para ser eliminada gradualmente em 2027.
Os legisladores republicanos agora têm um caminho para aumentar a alíquota de volta para 100% e permitir deduções retroativas, conforme solicitado pelo presidente Donald Trump em março. Se conseguirem trazer de volta a depreciação de bônus de 100%, as aeronaves privadas se tornariam muito mais atraentes do ponto de vista tributário.
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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
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