Placa de boas-vindas na Reunião Anual de Acionistas da Berkshire Hathaway em Omaha, Nebraska, em 2 de maio de 2025.

CNBC O ‘bazar’ do encontro da Berkshire apresenta Buffett Squishmallows, livro comemorativo de 60 anos e máquina de garra gigantes

Mundo

Confira a cobertura da Guerra Comercial em tempo real

Publicado 03/05/2025 • 07:07 | Atualizado há 3 horas

Redação Times Brasil

Acompanhe a cobertura em tempo real da Guerra Tarifária

Acompanhe a cobertura em tempo real da Guerra Tarifária

Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC

17h52 – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comentou sobre as preocupações com uma possível recessão econômica, minimizando os temores e dizendo que, mesmo que o país enfrente dificuldades a curto prazo, o cenário a longo prazo seria “OK”. Em entrevista ao programa “Meet the Press”, da NBC News, Trump afirmou que os EUA estão atravessando um “período de transição”, mas que o país “vai fazer fantasticamente” no longo prazo. Saiba mais.

17h11 – Boutiques de noivas e estilistas de vestidos de noiva estão sendo pressionados pelas altas tarifas impostas à China, que é um importante polo de fabricação de vestidos e acessórios para noivas e ocasiões especiais. Algumas marcas de vestidos de noiva, como Mon Cheri e Justin Alexander, adicionaram sobretaxas tarifárias, e outras, como a David’s Bridal, se apressaram em transferir a produção para fora da China. A Associação Nacional de Varejistas de Noivas, que representa milhares de boutiques em todo os Estados Unidos, iniciou uma campanha de envio de cartas aos legisladores para se manifestarem contra a tarifa e solicitarem uma isenção. Saiba mais.

16h39 – O investidor e CEO da Berkshire Hathaway, Warren Buffett, disse a milhares de acionistas da companhia neste sábado (03) que os Estados Unidos não deveriam usar o “comércio como arma” e enfurecer o resto do mundo. “É um grande erro, na minha visão, quando você tem 7,5 bilhões de pessoas que não gostam muito de você, e você tem outros 300 milhões que estão se gabando de como eles se saíram bem”, disse Buffett. Saiba mais.

16h38 – A relação comercial entre Estados Unidos e China experimenta novos desenvolvimentos após um período de tensões. A China anunciou que está considerando a proposta de negociação tarifária apresentada pelos Estados Unidos, o que levanta expectativas sobre uma possível solução para as questões comerciais que envolvem as duas economias mais poderosas do mundo. Esse movimento gera reações nos mercados financeiros e mantém as atenções voltadas para os próximos passos nas negociações. Saiba mais.

15h17 – Nos últimos meses, os Estados Unidos e a China têm buscado negociar uma saída para a guerra tarifária iniciada pelo governo de Donald Trump, que envolveu aumentos nas tarifas de importação, afetando setores chave como a indústria automotiva. Recentemente, houve recuos na postura dos EUA, com o governo oferecendo isenções em algumas taxações e buscando um novo diálogo com Pequim, especialmente após a China ter deixado claro que não era a parte inicial nas negociações. Saiba mais.

15h16 – A guerra tarifária entre Estados Unidos e China continua gerando incertezas no comércio global e nas cadeias produtivas. Roberto Dumas, economista e professor do Insper, analisou os efeitos dessa disputa. Ele explicou que as tarifas elevadas dificultam a previsibilidade para empresas e consumidores, afetando a economia global. “As tarifas, especialmente as elevadas, criam um cenário de incerteza que impede as empresas de planejarem suas operações e investimentos. Isso acaba refletindo diretamente na economia global”, afirmou Dumas. Saiba mais.

14h29 – Durante o encontro anual de investidores da Berkshire Hathaway, neste sábado (3), Warren Buffett comentou sobre a situação atual da guerra comercial dos Estados Unidos. “A política fiscal é o que me assusta nos Estados Unidos, porque ela é feita do jeito que é e todas as motivações são para fazer muitas coisas que podem causar problemas financeiros. Mas isso não se limita aos Estados Unidos, acontece no mundo todo”, disse Buffett. Saiba mais.

14h26 – Carlos Poggio, professor de Relações Internacionais no Berea College, analisou os recuos de Trump na guerra tarifária com a China e os impactos na política interna e externa dos EUA. Um retrato do improviso nas decisões e do peso político sobre o presidente. Assista abaixo ou leia mais aqui.

10h50 – Warren Buffett criticou no sábado (3) a política comercial linha-dura do presidente Donald Trump, sem citá-lo diretamente, dizendo ser um grande erro impor tarifas punitivas ao resto do mundo. “O comércio não deve ser uma arma”, disse Buffett na reunião de acionistas da Berkshire Hathaway, um encontro anual diante de milhares de pessoas em Omaha, Nebraska. “Eu realmente acredito que quanto mais próspero o resto do mundo se tornar, não será às nossas custas, mais prósperos nos tornaremos e mais seguros nos sentiremos, e seus filhos se sentirão um dia.” Saiba mais.

07h44 – Após recuos, ele manteve uma tarifa geral de 10%, aplicada ao importador. A medida afeta não só a costa oeste, mas também portos no leste e no Golfo do México, que Trump agora chama de “Golfo da América”. No início do ano, empresas americanas correram para estocar produtos antes da entrada das tarifas. Agora, seguram as compras e esgotam os estoques. Segundo Seroka, os varejistas têm de cinco a sete semanas de inventário disponível. Sem recuo nas tarifas, ele alerta para prateleiras mais vazias, preços maiores e menos opções para os consumidores. Saiba mais.

07h – Bom dia! Hoje é sábado, 3 de maio de 2025. Acompanhe aqui no Times Brasil — Licenciado Exclusivo CNBC a cobertura em tempo real da Guerra Comercial

Cido Coelho/Times Brasil – CNBC/Imagem gerada por IA
  • Confira a cobertura nos dias anteriores aqui

MAIS EM Mundo